A cooperação entre centros de oncologia é uma ferramenta empregada pela necessidade de constante atualização nas variáveis que surgem durante o tratamento e que são compartilhadas de forma universal. O COAT já nasce com vários protocolos assinados no Brasil e no exterior, o que vai nos assegurar qualidade e modernidade na atenção médica. As ferramentas disponíveis para estabelecer essa cooperação são os meios informáticos, participação e promoção de eventos presenciais, colaboração de estudos científicos, associação com centros de investigação e permutas de profissionais para períodos de estudos e observação.
Parceiros naturais, que possuem ligações comerciais sólidas com sócios do COAT, como o Centro de Pesquisa em Cancerologia Molecular, Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia, Maio Clinic Portugal, Origen Research Center London e Núcleo Português de Prevenção e Pesquisa do Cancro são considerados efetivos na cooperação em todos os sentidos. Outras instituições internacionais como o Departamento de Genética da Universidade Nova de Lisboa e Breast Research Laboratory- Fox Chase Cancer Cener na Philadelphia estão com interesse estabelecido. Iremos buscar outros parceiros no Brasil e exterior para ampliar e diversificar cooperações que poderão transferir conhecimentos para os nossos doentes.
Todas as formas de cooperação serão realizadas, desde estudos em biologia molecular (genética), epidemiológicos, ensaios clínicos, educação em saúde, prevenção e ensino técnico. Os estudos em genética promovem qualificação elevada do serviço, pois exigem altos investimentos tecnológicos e no COAT vamos atrair este tipo de acordo. Os ensaios clínicos e estudos epidemiológicos serão negociados com os parceiros internacionais, sob a perspectiva ética e legal estabelecidas pelo governo brasileiro. Para o desenvolvimento dos programas de prevenção e educação continuada os parceiros prioritários são universidades e órgãos públicos de saúde. Cursos, seminários e estágios serão criados para estabelecer uma aproximação com a comunidade local.
Todos os interessados e potenciais parceiros para cooperação serão avaliados para que possamos firmar protocolos. Para tanto, basta nos contatar enviando dados do seu projeto, empresa ou instituição que representa.
Todos os programas de cooperação intencionam participar com projetos que possam adquirir visibilidade internacional. Para tanto, vamos encaminhar para associar com os nossos parceiros fora do país. Disponibilizaremos avaliadores em diversas áreas da ciência para que os projetos possuam celeridade e resultem em elementos de utilização pública, desde que se comprovem os valores técnicos necessários e suficientes para o que foi construído.